O bouquet é indispensável a uma noiva. Pode ser feito com flores naturais, secas ou de tecido. O ramo deve ser encomendado com algumas semanas de antecedência e deverá combinar com o vestido e os outros adereços.
O bouquet é um símbolo da vida e da fertilidade. Antigamente, as noivas gregas levavam ramos de ervas e cereais para afastarem os espíritos malignos.
Na Europa, durante a Idade Média, os arranjos começaram a tornar-se mais sofisticados, devido à chegada de flores exóticas vindas de outras paragens.
Cada flor tem um significado: a rosa tem várias simbologias em função da sua cor - branca significa pureza, a rosa a felicidade, a vermelha a paixão, a amarela a infidelidade, devendo-se evitar no arranjo; a hera simboliza fidelidade e a madressilva a união eterna. De evitar malmequeres, jacintos ou cravos que simbolizam desgosto.
Ao escolher o seu ramo tenha em conta a estação do ano em que vai casar. Pode não encontrar as flores que tinha idealizado inicialmente.
O bouquet, embora seja escolhido pela noiva, deverá ser oferecido pelo noivo. As meninas que acompanham a noiva podem levar um ramo parecido, mas mais pequeno.