Quem entra primeiro?
Vai casar na igreja? Então fique a saber o que diz o protocolo quanto ao cortejo e ordem de chegada na cerimónia, treine algumas vezes antes do grande dia, para que tudo corra na perfeição!
Padrinhos
Os primeiros a entrar devem ser os casais de padrinhos. Primeiro os padrinhos do noivo, depois os da noiva. No caso de optarem por ter mais do que um casal de padrinhos, primeiro entram um casal de padrinhos do noivo, depois um casal de padrinhos da noiva, novamente o outro casal de padrinhos do noivo e depois outro casal de padrinhos da noiva, e assim sucessivamente até todos os casais de padrinhos terem entrado.
Entre cada casal de padrinhos deve existir uma distância de ¼ do caminho total a ser percorrido até ao altar. Os casais de padrinhos entram de braços dados, estando a mulher à esquerda do homem.
Mãe da noiva e pai do noivo
Após a entrada do último par de padrinhos, aguarda-se até que o corredor fique livre e então entram a mãe da noiva de braços dados com o pai do noivo. A mãe da noiva deve, igualmente, estar à esquerda do pai do noivo.
Noivo e a sua mãe
De seguida, entra o noivo de braços dados com a sua mãe. Mais uma vez, a mãe deve estar à esquerda do noivo e, antes de entrarem na igreja, devem aguardar para que o corredor fique livre.
Damas e pajens
Aguarda-se mais uma vez que o corredor fique livre e então chegam as daminhas e pajens e, de seguida, as damas de honor, podendo entrar antes da noiva ou juntos com ela mas à sua frente.
Alguns preferem que entrem antes ao som de uma música mais suave em vez de entrarem à frente da noiva ao som da marcha nupcial até porque, se entrarem à frente da noiva, existe sempre a desvantagem de desviarem as atenções da noiva e de taparem o vestido nas fotografias.
Noiva e o seu pai
Finalmente, após a entrada dos padrinhos, da mãe da noiva com o pai do noivo, do noivo com a sua mãe, e dos pajens e damas de honor, as portas da igreja fecham-se e, de seguida, abrem-se para a passagem da noiva de braço dado com o seu pai.
Alguns dizem que a noiva deve ser a única a entrar ao lado direito do acompanhante, que geralmente é o pai, outros, porém, dizem que deve entrar também ao lado esquerdo. Contudo, qualquer um dos lados é aceite e não implica uma infracção no protocolo.
O importante é seguir esta ordem e caminhar calma e suavemente até ao altar, onde vai dizer as duas palavrinhas que irão mudar para sempre a sua vida: “Sim, aceito”.